Aviso: O telefone principal da Prefeitura agora é: (35) 3562-3750

Curso de Capacitação para Gestores Públicos Municipais: Preservação de Acervos

Publicado em 27/11/2018
Por Prefeitura de Nova Resende

A Superintendência de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário de Minas Gerais promoveu na terça-feira, 27-11, o “Curso de Capacitação para Gestores Públicos Municipais: Preservação de Acervos”. O encontro foi realizado na Biblioteca Pública Estadual Mineira, na Praça da Liberdade, região Centro-Sul de Belo Horizonte.
O conteúdo, rico em informações sobre a importância da preservação de acervos bibliográficos, formou Gestores Públicos Municipais, em especial Secretários de Cultura e Coordenadores de Bibliotecas Públicas. Aspectos relativos a gestão de riscos em bibliotecas e exercícios práticos em equipamentos culturais do Circuito da Liberdade foram alguns dos assuntos abordados.
O curso foi conduzido por Cleide Fernandes que é a Diretora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais da Superintendência de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e contou com a participação dos instrutores Hélvia Vorcaro com experiência em restauração de obras literárias e documentos armazenados em acervos de Bibliotecas e Bernardo Pacheco Schuchter que é historiador e graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Nova Resende não ficou de fora, pois contou com a participação da Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Claudia de Cassia Pereira, e da Coordenadora da Biblioteca Municipal "Jornalista Luiz Gonzaga da Silva Mineiro", Letícia Gomes Ribeiro. Conforme as participantes o curso proporcionou informações básicas sobre os conceitos, aspectos e programas relacionados à preservação de acervos culturais. "Para nós foi enriquecedor essa capacitação, pois adquirimos um instrumental útil para o planejamento de ações para a nossa Biblioteca, com foco numa visão abrangente e sistemática da manutenção e salvaguarda do patrimônio histórico-cultural", disse Claudia.
Ainda durante o curso foi realizada uma entrega simbólica de novas Bibliotecas Públicas sendo um dos Municípios contemplados a nossa cidade vizinha Bom Jesus da Penha onde a Administração Pública de Nova Resende parabeniza por mais essa conquista.
Para encerrar, os participantes visitaram o Arquivo Público Mineiro e o Museu das Minas e do Metal (MMGerdau) conhecendo como o trabalho de preservação que é realizado nestes locais.
A Biblioteca Pública de Nova Resende atende a População de segunda a quinta-feira, das 8 às 11:10 da manhã e das 13 às 17 horas e às sextas-feiras até as 16 horas. Agora em novo endereço, Praça Santa Rita -163, Casa da Cultura.

#PreservaçãoDeAcervos
#BibliotecasMunicipais