Confira como foi a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social em Nova Resende

Evento aconteceu na última sexta-feira (13), de forma virtual por conta da pandemia.

Publicado em 19/08/2021

A Prefeitura de Nova Resende, Secretaria Municipal de Ação Social e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realizaram na última sexta-feira (13), a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social: Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social. Neste ano, devido à pandemia, o evento aconteceu de forma virtual, com transmissão pelas redes sociais da Prefeitura, mas também contou com a presença de representantes da administração municipal e da sociedade civil, cumprindo todos os cuidados sanitários necessários.

A Mesa Diretora dos trabalhos foi composta pelo prefeito de Nova Resende, José Roberto Rodrigues; pela Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Daniele Lúcia; a Secretária de Ação Social, Franciele Madeira e representando a Câmara Municipal de Nova Resende, estavam os vereadores Rosângela de Oliveira e Bruno Otílio.

Após a abertura oficial da Conferência, a Assembleia aprovou o Regimento Interno, em seguida foi apresentado um vídeo com participação do promotor de justiça, dr. Cláudio Marins, beneficiários de programas, participantes dos grupos de convivência e fortalecimento de vínculos. O material foi produzido pelo Portal da Cidade Nova Resende, em parceria com a equipe do CRAS.

O segundo momento foi marcado pela palestra de Elizângela de Souza Franco, que é de Poços de Caldas, mestranda em psicologia, com experiência na política de assistência social. A palestra, assim como a Conferência completa, podem ser revistas através das redes sociais da Prefeitura de Nova Resende.

Ao final, os participantes montaram grupos para discussão dos 5 Eixos Temáticos:

• EIXO 1 – A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades;
  • EIXO 2 – Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais;
  • EIXO 3 - Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários;
  • EIXO 4 - Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social;
  • EIXO 5 - Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.