Documentário do Grupo de Congos aqui de Nova Resende

Assista!

Publicado em 31/08/2021

Ultrapassando um século de existência da Folia de Reis, a forma de expressão passou por mudanças e adaptações ao longo do tempo, mas manteve as características essenciais que a tornaram um patrimônio imaterial do município de Nova Resende. A ADEFOSUL, idealizada pelo Sr. João dos Reis (João Cirineu), tem sede à Rua 13 de Maio, nº 209, Centro de Nova Resende, organiza encontros culturais, visando a difusão e valorização das tradições regionais, incluindo a Folia de Reis. Desse modo, a associação não só convida grupos de outros municípios até Nova Resende, como também leva as próprias Companhias do município aos eventos realizados nos municípios vizinhos. Infelizmente, em 2021 não foi possível a realização de todos os encontros devido a pandemia do novo coronavírus.

O Encontro Folclórico de Nova Resende, o maior da região, ocorre sempre em dois dias do mês de agosto devido a participação em massa de grupos folclóricos de outros municípios. O evento é organizado pelo senhor João Cirineu, atual representante dos grupos do município de Nova Resende. Geralmente a organização do evento tem início entre o final do mês junho e o início do mês de julho, por meio de conversas informais e rápidas reuniões entre representantes dos grupos folclóricos e servidores públicos da Secretaria de Cultura. Quando ocorre, são expedidos cerca de 60 convites via Correios e 40 convites entregues pessoalmente, além de outros convites via telefone ou e-mail's. Mais de 60 grupos comparecem entre as tradições da Folia de Reis, Congada e outros.

O evento conta com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e também de toda a comunidade Novaresendense. Sem o acontecimento do evento, a Prefeitura Municipal publica um documentário em vídeo relembrando a história do evento e da Associação de Congos Nossa Senhora do Rosário e São Benedito elaborado pela TV Alternativa onde ambos foram contemplados com recursos da Lei Aldir Blanc.

Revivemos nossa história, nossa tradição! É notório e necessário destacar o apoio do setor público e o interesse da população na manutenção e valorização da tradição, que reconhece nas Companhias de Reis e demais grupos folclóricos como formas de identidade, fé e afetividade, ao mesmo tempo, únicos e partilháveis por toda a comunidade envolvida.