Prefeitura municipal de Nova Resende A+
Buscar no site:

Grandioso Encontro de Carreiros movimentou Nova Resende

Em 20/06/2018 - Grandioso Encontro de Carreiros movimentou Nova Resende

Introduzido pelos colonizadores portugueses, o carro de boi difundiu-se por todo o Brasil e foi um dos principais meios de transporte utilizados para transportar a produção das fazendas para as cidades. O som estridente característico do carro de boi, chamado de canto, lamento ou gemido, também faz parte da nossa cultura. E é esse som que contagiou a cidade de Nova Resende no último final de semana quando foi realizado o 9º Encontro de Carreiros. O evento que se tornou tradição teve novamente o importante apoio da Prefeitura Municipal através do Departamento de Cultura e Turismo, e organizado pela Associação Comunitária dos Carreiros. Animada pelos locutores Tidi Carreiro, Vanderlei de Lima e Toninho da Rádio, a festa iniciou no sábado (19/05) e contou com shows de Carlito e Baduir, João Victor e César Augusto e Trio Revelação Conquista realizados na sede da Associação dos Cavaleiros.

No domingo (20/05) foi servido um delicioso almoço e em seguida o tradicional desfile com a participação de 126 carros de boi que saiu da Associação Comunitária dos Cavaleiros - ACCNR por volta do meio dia e percorreu as principais ruas da cidade chegando à Praça Santa Rita onde todos os Carreiros receberam troféu de participação. Edivaldo Luiz, Presidente da Associação dos Carreiros, agradeceu a todos que ajudaram para a realização da festa e se mostrou satisfeito em ver tantas participações. Foram homenageados os Carreiros Sebastião conhecido por “Tião do Zeca” do bairro Sampaio, Deodato Esteves do bairro Córrego do Cavalo, Sr. Olímpio Alves da Silva conhecido por “Olímpio Salustiano” e Ranulfo Gonçalves de Souza do bairro Britos.

O prefeito José Roberto Rodrigues, participou do evento e ressaltou a importância das pessoas procurarem manter essa tradição acesa, pois é a história de um povo que está sendo resgatada. Também esteve presente o deputado estadual Emidinho Madeira, a Secretária de Cultura e Turismo Claudia de Cássia, o deputado federal Renato Andrade, os vereadores Alex Saborito, João Lourenço, Cleide Oliveira, Célio Ruela, Geraldo Boa Sorte, Lucimar Madeira e demais autoridades.

Após a entrega dos troféus o locutor Tidi Carreiro prestou homenagem ao Peão Giliard Antônio de Monte Belo e ao eterno Prefeito Celson José de Oliveira. A festa encerrou com o brilhante show da Jhenifer Aparecida e o sorteio de 6 garrotes mansos de carro.