Tradição e fé marcam a programação da semana santa nos municípios mineiros

Publicado - 29 de Março 2024

Em Minas Gerais, as tradições vinculadas ao período da Semana Santa estão presentes desde o século 18, com diferentes ritos, ofícios e celebrações. Para celebrar algo tão forte nas identidades do povo mineiro, o Governo do Estado apresenta a segunda edição do projeto turístico Minas Santa.
No ano de seu lançamento, em 2023, o programa foi decisivo para que Minas Gerais registrasse, segundo dados do IBGE, crescimento recorde na movimentação turística. Outro dado relevante, de acordo com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), é que 36% dos turistas que visitam o estado têm como principal motivação conhecer os bens religiosos e locais de riqueza histórico-cultural, gerando uma movimentação econômica significativa aos municípios.
Nova Resende também está nessa rota do Turismo Religioso. O setor de Patrimônio Cultural do Município inscreveu os ritos e celebrações da nossa Semana Santa que se encontra cadastrado na programação do IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico que está sendo divulgado em redes sociais.
“A Semana Santa mineira é um momento único, simbólico e que retrata as múltiplas expressões da fé no estado."