O portal covid-19 foi desenvolvido pela prefeitura para levar informações de forma transparente a população sobre o coronavirus(COVID-19)

O que é Covid-19 ?

A doença provocada pelo novo Coronavírus é oficialmente conhecida como COVID-19, sigla em inglês para “coronavirus disease 2019” (doença por coronavírus 2019, na tradução).

Vírus que causa doença respiratória pelo agente coronavírus, com casos recentes registrados na China e em outros países.

Quadro pode variar de leve a moderado, semelhante a uma gripe. Alguns casos podem ser mais graves, por exemplo, em pessoas que já possuem outras doenças. Nessas situaçōes, pode ocorrer síndrome respiratória aguda grave e complicações. Em casos extremos, pode levar a óbito.

Trasmissão do virus

Os coronavírus são uma grande família de vírus que causam doenças que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV). O vírus pode se propagar de pessoa para pessoa por meio de gotículas do nariz ou da boca que se espalham quando alguém doente tosse ou espirra.


Espirro


Tosse


Catarro


Gotículas de saliva


PRÓXIMO, COMO TOQUE OU APERTO DE MÃO COM PESSOA INFECTADA
(CASO SUSPEITO OU CONFIRMADO)


Contato com objetos

Sintomas

Sinais e sintomas clínicos são principalmente respiratórios, semelhantes aos de um resfriado comum


Febre


Tosse


Dificuldade para respirar


Prevenção

As principais recomendações para impedir a propagação do vírus incluem lavagem regular das mãos; cobrir boca e nariz com a parte interna do cotovelo ou com lenço descartável ao tossir e espirrar; e evitar contato próximo com pessoas que apresentem sintomas gripais.